quarta-feira, 11 de maio de 2011

SUGESTÃO DE AULA.


De onde vem, como se faz- papel, plástico e vidro.
Disciplina: Ciências Naturais. 
Dados da Aula:O aluno aprenderá sobre o processo de produção de alguns materiais, desde a extração na natureza até o produto final, além de suas diversas utilizações.
Duração das atividades : 100 minutos (2 aulas de 50 minutos) 
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deverá conhecer esses materiais – papel, plástico e vidro - e saber identificar algumas propriedades. Além disso, deverá saber diferenciar materiais de objetos. 
Estratégias e recursos da aula

Introdução

Ao trabalhar os materiais e suas propriedades é importante também contextualizá-los como recursos naturais. Assim sendo, é importante trabalhar a extração dos materiais e, consequentemente, o impacto gerado por essa extração na natureza.
Para ampliar o conhecimento sobre os materiais, sugerimos os vídeos “de onde vem o plástico”, “de onde vem o papel” e “de onde vem o vidro”, os três da TV Cultura. Eles contam, em vídeos curtos de aproximadamente 5 minutos e com linguagem acessível às crianças, como é o processo de produção desses materiais, desde a extração na natureza e outros processos até serem usados em objetos. 
Desenvolvimento
Antes de apresentar cada vídeo, faça o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o assunto. Pergunte o que eles sabem sobre cada material e como acham que aquele material é produzido. Anote no quadro as principais idéias para depois discutir novamente.Avaliação
Utilize os roteiros dos vídeos como forma de avaliar o que eles absorveram da aula.
Outra atividade para a avaliação é a produção de cartazes sobre esses materiais.
Para essa atividade, divida a sala em três grupos . Cada grupo ficará responsável por um material. Os grupos deverão montar um cartaz contendo informações sobre o material, como ele é produzido, suas diferentes formas de utilização, as características principais de cada material e fotos/imagens de objetos feitos do material.
Ao final, peça para que eles apresentem o cartaz para a turma. Dessa forma, eles serão avaliados tanto por escrito (no roteiro e nas informações contidas no cartaz) quanto oralmente, pois as crianças terão de se esforçar para se fazerem entendidas. Deixe os cartazes expostos na sala ou no mural da escola.
Comentário: Através do uso de recursos tecnológicos, os alunos apropriam de conhecimentos necessários com prazer. O professor passa a ser um mediador de conhecimentos. A aula na integra se encontra nohttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7988


Nenhum comentário:

Postar um comentário