segunda-feira, 9 de maio de 2011

Regras de Convivência.

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
• O aluno irá aprender a construir regras e combinados pertencentes a cultura escolar;
• Respeito ao próximo e regras de convivência social; Trabalhar a reflexão, diálogo e argumentação;
• Treino da escrita de palavras;
• Apropriação da base alfabética;
Duração das atividades
4 horas/aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
A aula se destina às crianças em fase inicial do processo de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
Caro professor (a), esta aula está organizada em tópicos para facilitar sua visualização e escolha de etapas.

Conversando com as crianças, vocês podem discutir juntos Como podemos fazer para sermos cada vez mais amigos uns dos outros, quais combinados vocês podem fazer que tornará a convivência na sala de aula e na escola melhor.
Professor, as crianças também podem contar as regras que elas têm em casa, e discutir os limites, direitos e obrigações de cada um e de todos na sala.
DEVER DE CASA
JUNTO COM UM ADULTO, PENSE E ESCREVA COISAS IMPORTANTES PARA QUE VOCÊ CONVIVA EM HARMONIA COM SEUS COLEGAS DE ESCOLA.
VOCÊS PODEM PENSAR EM COISAS QUE SÃO REGRAS NA SUA CASA TAMBÉM. REGISTRE ABAIXO COM A AJUDA DO ADULTO.
Quando o Dever de Casa retornar, faça uma roda de conversa com as crianças, e peça que cada uma leia (ou se não conseguir conte) qual as duas sugestões de combinados que elas trouxeram de casa. Professor, você pode fazer o papel mediador e registrar no quadro os combinados que juntos a turma julga importantes. Você provavelmente precisará aprimorar o texto de cada combinado à medida que o diálogo acontecer.
Depois estes combinados podem ser fixados na sala ( fica a seu critério se será manuscrito pelos alunos ou digitados). Visualize como o registro dessa aula foi realizado. Você poderá escolher um espaço em que estes combinados ficarão fixados durane todo o ano letivo.


Recursos Complementares
 Xerox da atividade de Para Casa;
 Folhas coloridas;
 Durex colorido;
 Fita adesiva dupla face;
Avaliação
 Observar como as crianças respondem a noção de regras e combinados. Como é o processo de apresentação e argumentação das idéias que as crianças fazem das regras, elas conseguem ler alguma (s) da (s) regra (s) que trouxeram no Dever de Casa, se lembram que escreveram com a família ou “inventam” uma regra diferente da escrita?
 Durante o ano, observar se as crianças recorrem ao registro dos combinados realizado por meio do painel, utilizando-se da leitura das ilustrações e da escrita dos combinados;
 Analisar com as próprias crianças se eles já conseguem fazer uma auto-avaliação e se já dão dicas aos colegas do que é positivo na nossa convivência.

Um comentário:

  1. Como você é sábia!
    Continue aprimorando, pois ao terminar o curso terei certeza que você sairá com uma bagagem riquíssima.
    Beijos!
    Mariza

    ResponderExcluir