quinta-feira, 26 de maio de 2011

Recursos minerais

Plano de Aula
Disciplina: Ciências Naturais.
Assunto: Recursos Minerais
Objetivos:
* Relacionar a exploração de recursos minerais à utilização de recursos não-renováveis, presentes no solo;
*Identificar impactos ambientais conseqüentes da extração de minério;
*Relacionar a ideia de desenvolvimento sustentável com a proteção dos sistemas naturais.
Duração das atividades: 3 horas.


Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Reconhecer recursos renováveis e não renováveis.
Introdução: Investigação por parte do professor
_Pedir aos alunos para refletirem sobre um problema atual relacionado à sustentabilidade ambiental; recursos renováveis e não renováveis, com o enfoque em recursos minerais e sua utilização e que façam uma reflexão do tema para a formação da sua consciência ambiental.
_Conversa dialogada em que vão expor suas ideias a respeito do tema em estudo, troca de ideias e construção do conhecimento sobre o assunto, atingindo os objetivos propostos.
Desenvolvimento
Atividade 1
Apresentar aos alunos o texto:
Recursos minerais
Os minerais são todas as substâncias inorgânicas encontradas na crosta terrestre. Eles são formados em diferentes tipos de rochas. São recursos naturais não-renováveis, que o ser humano aprendeu a utilizá-lo e hoje fazem parte do seu dia a dia. A maioria deles só pode ser usada uma vez, como o carvão mineral, a argila, entre outros. Outros podem ser usados mais de uma vez como ferro, o chumbo, o cobre, no entanto, depois de cada uso sua qualidade fica prejudicada, e se torna imprestável após alguns reaproveitamentos.
Os minerais podem ser agrupados, em recursos minerais metálicos e em recursos minerais não metálicos. São exemplos de recursos minerais metálicos: o zinco, o cobre, o alumínio, o ferro e o chumbo, o ouro, a prata e a platina. O quartzo, o granito e o basalto são alguns exemplos de minerais não metálicos.
A formação dos minerais é muito lenta. Levam milhões de anos para serem formados, e à medida que são extraídos do solo, suas reservas vão diminuindo e poderá um dia acabar definitivamente.
Para que os minerais não venham faltar algum dia é necessário evitar desperdícios e também é necessário descobrir outros materiais e outras formas alternativas para substituí-los.
Com exceção do mercúrio, os minerais são pesados, duros e compactos. Como se formam em diferentes tipos de rochas, para extraí-los, às vezes é necessário cavar bem fundo, abrindo minas, poços e túneis.
Na natureza existe cerca de 2000 minerais e, na sua maioria são metálicos como o cromo, ferro, ouro , mercúrio ,entre outros; enquanto a minoria são não-metálicos como a grafita, quartzo, enxofre, pedra preciosa e o mármore,por exemplo.
Quando o mineral tem valor comercial, ele é chamado de minério. Por exemplo: a hematita é um minério, pois dela se obtém, nas indústrias siderúrgicas, o ferro - um metal. Este metal é transformado em peças, instrumentos e objetos diversos que cercam o nosso dia a dia.


Atividade 2
Levar os alunos para o laboratório de informática para pesquisarem no sites
http://www.colegioweb.com.br/geografia/conceitos-e-tipos-de-industrias.html
Avaliação
1 – Que são minerais?
2_Liste os recursos minerais metálicos e não metálicos:
3- Quais são as ações realizadas desde a extração até o processamento desses recursos minerais?
4-Quais os impactos ambientais gerados durante esse processo?




Um comentário:

  1. Caríssima Diretora!


    Fico muito feliz com a sua participação!!!!Sabe que é de extrema importância esta sua interação com os professores!!

    Penso eu que quando o gestor se interessa e participa de momentos como este, o professor sente-se mais valorizado e comprometido com o trabalho.

    Parabéns Ninha!!!Continue sempre assim alegre e disposta!!!

    Tenho certeza que brevemente quase todos os recursos tecnológicos desta escola estarão voltados para a sala de aula!!

    Abraços

    Juliana.

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